Conheça 8 dicas de como melhorar a gestão para microempresas

15742706284679558 - Escritório de Contabilidade em Santa Catarina | BWR Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

É fato que a pandemia do novo Coronavírus trouxe impactos significativos para a economia e os negócios, com desafios adicionais de gestão para microempresas. Em um cenário de incerteza com relação à saúde, ao volume de vendas, e também do mercado financeiro, ter uma estratégia para manter o negócio equilibrado é o desafio que muitos empreendedores vivem neste momento. Mas afinal, o que as empresas precisam fazer para melhorar? Uma série de pequenas mudanças pode ajudar no resultado imediato, a médio e longo prazos.

Se o momento é de cautela, soluções inovadoras na gestão para microempresas podem ajudar no crescimento do negócio. Listamos aqui uma série de iniciativas que têm ajudado muitas pequenas empresas crescerem, mesmo em um momento tão delicado.

DICAS DE GESTÃO PARA MICROEMPRESAS:

1) ECONOMIZAR RECURSOS

É provável que desde o início de crise você já tenha feito um esforço para reduzir as despesas mensais do seu negócio. Sejam as despesas físicas, ou as de insumos. De tempos em tempos, é necessário fazer uma revisão nessas planilhas. A cada seis meses, vale a pena fazer uma reavaliação das despesas. É essencial para manter o negócio equilibrado e melhorar a gestão para microempresas.

2) (RE) NEGOCIE

Momentos de crise econômica, mas não só, pedem algumas reflexões e esforços  para que os prazos com os fornecedores sejam cumpridos. Essa é uma tarefa que passa não só pela sua empresa, mas também pelos seus parceiros. Por isso, uma boa conversa para alongar prazos e um esforço da sua parte para manter as contas em dia vão ajudar a atravessar o período mais crítico.

3) CUIDE DO ESTOQUE

Com as vendas em baixa, é importante manter um estoque equilibrado. O processo de compras deve ser feito com cautela para evitar prejuízo com estoque parado. Compras menores também vão ajudar na redução de custos enquanto as vendas não melhorem de maneira contínua.

4) MELHORE A PRESENÇA DIGITAL

Com o isolamento social, muitas empresas, que nunca tiveram presença digital, precisaram se adaptar. Passados mais de seis meses do início da pandemia, já deu para ter uma ideia dos benefícios de uma presença articulada para os resultados do negócio. O que fazer para ajudar uma empresa crescer? Uma presença relevante nas redes sociais, plataformas de venda bem estruturadas, e um atendimento de excelência vão ajudar bastante nessa missão.

5) LOGÍSTICA EFICAZ

Se a sua presença digital está em fase de consolidação, ter uma logística eficaz vai fazer toda a diferença. De pouco adianta tudo estar funcionando bem se há falhas na entrega dos produtos. Quem compra pela Internet cria expectativas e os prazos devem ser os menores possíveis para que se evitem frustrações. Esse tipo de situação pode acabar com uma relação que está só começando. O setor de logística deve ser considerado na hora de melhorar a gestão para microempresas.

6) ENVOLVA A SUA EQUIPE

Os momentos de crise devem ser de união. Uma conversa franca com a equipe, em busca de objetivos comuns, vai ajudar a atravessar a tormenta. Esse diálogo deve ser o mais transparente possível para que todos possam trabalhar em busca dos resultados esperados. Se alguns sacrifícios podem ser exigidos agora, é importante que haja recompensas quando o pior começar a passar.

7) PENSE À FRENTE

Mesmo com o fim da quarentena, ainda vai demorar para que as pessoas voltem a circular em sua plenitude. Por isso, é preciso pensar a longo prazo. Muitas das medidas tomadas agora podem ser levadas adiante. E a criatividade vai ser essencial para manter os negócios em pé. Criatividade e agilidade precisam caminhar juntas. Mais do que nunca, decisões rápidas e precisas podem ser a diferença para o sucesso do seu negócio.

8) ADAPTAÇÃO

Todo produto ou serviço oferecido pela sua empresa pode ser aperfeiçoado. A pandemia fez com que muitos hábitos consolidados mudassem rapidamente. Por isso, é preciso acompanhar de perto o mercado em que seu negócio está inserido para que as melhores decisões possam ser tomadas. Vale a pena observar não apenas o seu público como os seus concorrentes. Dessa análise podem sair novas ideias que vão ajudar o negócio a melhorar o desempenho.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

A 6989 4fbd11aeadd719c8cf9c6d501b854755 - Escritório de Contabilidade em Santa Catarina | BWR Contabilidade

Incertezas para o Planejamento Tributário 2022

Os empresários estão de mãos atadas para o planejamento tributário 2022? Não estão, precisam planejar e o momento é agora. Seguem dicas para iniciar algumas ações e preparar o campo para o planejamento tributário 2022, que são: 1-) Verifique se a

N 48633 5062fa095d1941899235cc97cc0415b6 - Escritório de Contabilidade em Santa Catarina | BWR Contabilidade

CNPJ: entenda a importância do documento ao abrir uma empresa

Dentre os documentos exigidos por lei para a abertura de uma empresa está o CNPJ, sendo este fundamental para a formalização do negócio perante o Estado, bem como para a viabilização legal de diversos processos comerciais. Por isso, é tão importante entender

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Com a crise atual e uma crescente busca pelas pessoas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat