Open banking: segunda fase deve iniciar na próxima semana; confira o que esperar

N 48153 23113d8077fc460a7546f24b2265893c - Escritório de Contabilidade em Santa Catarina | BWR Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Prevista para o dia 15 de julho, a segunda fase do Open Banking foi adiada pelo Banco Central (BC) para início da implementação no dia 13 de agosto, que segue confirmada até o momento. De acordo com o órgão responsável, a alteração foi resultado de uma solicitação formal da estrutura de governança do projeto.

Durante o mês de julho, grande parte das organizações participantes do Open Banking ainda estavam finalizando os testes para obtenção das certificações necessárias para o registro de suas APIs. Por conta disso, o BC optou por alterar o cronograma de lançamento da segunda fase do projeto, explica João Esposito, CEO da Express CTB, accountech de contabilidade.

O que esperar na fase 2

A segunda fase do projeto envolve o compartilhamento de dados cadastrais de clientes, sempre com consentimento prévio, para abrir oportunidades a outras instituições, que não o banco do correntista, para realizarem ofertas financeiras.

Dessa maneira, os dados de uma pessoa que possui conta no Bradesco, por exemplo, são disponibilizados para todos os bancos, mesmo que ela não seja cadastrada na instituição.

Fase 3

“A fase 3 está prevista para o dia 30 de agosto. Nesta etapa, os consumidores poderão acessar serviços de pagamento fora dos ambientes bancários. Ou seja, poderão solicitar empréstimos fora do aplicativo do banco, por exemplo. Neste momento, eles também terão a opção de compartilhar seu histórico de informações financeiras”, ressalta Esposito.

A última etapa do Open Banking será implementada em dezembro, possibilitando o compartilhamento de dados como investimentos, previdência, operações de câmbio e seguros.

Fonte: Site Contábeis

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

A 6989 4fbd11aeadd719c8cf9c6d501b854755 - Escritório de Contabilidade em Santa Catarina | BWR Contabilidade

Incertezas para o Planejamento Tributário 2022

Os empresários estão de mãos atadas para o planejamento tributário 2022? Não estão, precisam planejar e o momento é agora. Seguem dicas para iniciar algumas ações e preparar o campo para o planejamento tributário 2022, que são: 1-) Verifique se a

N 48633 5062fa095d1941899235cc97cc0415b6 - Escritório de Contabilidade em Santa Catarina | BWR Contabilidade

CNPJ: entenda a importância do documento ao abrir uma empresa

Dentre os documentos exigidos por lei para a abertura de uma empresa está o CNPJ, sendo este fundamental para a formalização do negócio perante o Estado, bem como para a viabilização legal de diversos processos comerciais. Por isso, é tão importante entender

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Os empresários têm que tomar decisões rápidas e precisas, gerar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat