O país vive um cenário de reaquecimento da economia após um longo período de restrição necessário para a contenção da disseminação da covid-19 e agora empresários e pessoas físicas estão buscando alternativas para se reerguer e começar 2022 de uma forma diferente.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em outubro deste ano, o Brasil registrou um novo recorde em relação ao número de endividados: 12,2 milhões de pessoas estão com contas atrasadas, atingindo 74,6% das famílias brasileiras.
As dívidas podem capacitar empresas e instituições financeiras a registrarem seus dados junto aos órgãos de restrição ao crédito, situação que pode dificultar ainda mais na melhora da condição financeira, pois prejudica a pessoa na conquista de empréstimos e financiamentos.
Confira algumas situações que podem aumentar o score, auxiliando o cliente a dar a volta por cima conquistando taxas mais vantajosas de empréstimos e financiamentos.
Índice
Faça acordos nas suas contas
Assuma seus compromissos em atraso e busque negociar suas dívidas abertas com os credores. Exponha a situação e pense o quanto consegue arcar referente a esta conta para que seja quitada em breve. Conseguindo pagar as pendências, o score vai melhorando.
Busque acabar com as restrições em seu nome
Como falamos, ter os dados inseridos em órgãos como Serasa e SCPC Boa Vista atrapalha consideravelmente na busca por linhas de crédito e financiamentos, quanto mais em boas taxas relacionadas a essa facilitação.
Busque pagar principalmente às empresas que registraram a queixa nos órgãos, para que a situação seja corrigida e novas oportunidades de crédito fiquem disponíveis.
Fique atento a feiras de negociação
Empresas como Serasa realizam algumas vezes por ano feirões para limpar o nome do endividado com condições especiais e descontos, buscando o fim da inadimplência e o recebimento, mesmo que parcial, dos valores devidos às empresas.
Pague antecipado o que conseguir
Qualquer conta que possa ser paga antes do vencimento ajuda no aumento do seu score, pois passa a ser visto como um bom pagador que não atrasa.
Consulta sempre seus dados
O cliente com contas em atraso sempre deve ser notificado pelos órgãos competentes ao ter seu “nome sujo”, mas conferindo o seu CPF com frequência é possível verificar se não houveram transações que possam ter gerado uma negativação indevida.